WhatsApp 11.97209-5461

Notícias

A história do Campeonato Pan-Pacífico

Em breve a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) irá divulgar a lista final da seleção brasileira que disputará a 12ª edição do Campeonato Pan-Pacífico, evento a ser disputado em Gold Coast, na Austrália, durante os dias 21 e 25 de agosto. Este é um dos principais eventos internacionais da temporada e vai reunir fortes seleções como Austrália, Estados Unidos e Japão. E a competição foi criada justamente com essa intenção: reunir grandes nomes internacionais em um torneio alternativo aos Jogos Olímpicos e aos campeonatos mundiais.

Na década de 80 as federações de natação do Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão resolveram criar um evento sempre no mês de agosto visando dar mais uma opção de competição para seus atletas. Nasceu então o Campeonato Pan-Pacífico, que recebeu este nome devido ao elo de ligação entre os membros do quarteto fundador: todos são banhados pelo Oceano Pacífico.

A princípio, a competição seria disputada de dois em dois anos sempre em anos ímpares, para evitar conflitos com outros campeonatos. Porém, com a mudança de calendário da Federação internacional de Natação (Fina) no começo dos anos 2000, o Pan-Pacífico passou a ser disputado a cada quatro anos, intercalado com os Jogos Olímpicos. Diferentemente de outros grandes eventos, no Pan-Pacífico não há limites de inscrições durante as eliminatórias e cada país pode colocar quantos atletas quiser na fase preliminar. Porém, apenas dois nadadores de cada seleção podem disputar as medalhas na final.

A primeira edição ocorreu em Tóquio, no ano de 1985. Além dos quatro países fundadores, outras oito nações participaram do evento como convidados, já que o regulamento do evento sempre permitiu a participação de outros países. A seguir vieram Brisbane-1987, Tóquio-1989, Edmonton-1991, Kobe-1993, Atlanta-1995, Fukuoka-1997, Sidney-1999, Yokohama-2002, Victoria-2006 e Irvine-2010. O Pan-Pacífico é uma competição que sempre apresenta muitos resultados expressivos, tanto é que desde a primeira disputa já foram registrados 23 recordes mundiais.

A edição mais forte da história foi a de 1999, quando sete marcas mundiais caíram em Sidney. Sede dos Jogos Olímpicos do ano seguinte, a cidade australiana assistiu a uma apresentação de gala de Ian Thorpe, que ganhou quatro medalhas de ouro e bateu dois recordes mundiais nos 200m e 400m livre. Uma amostra do que faria pouco tempo depois na mesma piscina. Michael Phelps, outro fenômeno das piscinas, bateu duas marcas (nos 200m borboleta e 200m medley) na edição de 2006 e soma 16 medalhas nesta competição, 13 delas de ouro.

O Brasil também tem a sua história neste torneio. O país foi um dos convidados para a primeira edição do Pan-Pacífico e conseguiu duas medalhas com Ricardo Prado. Medalhista olímpico nos Jogos de Los-Angeles no ano anterior, o brasileiro levou a medalha de ouro nos 400m medley e o bronze nos 200m borboleta. A partir de 2002 o evento passou a fazer parte do calendário internacional do Brasil e este ano a CBDA vai levar uma equipe de 27 atletas para Gold Coast. Ao todo são 12 medalhas brasileiras conquistadas: três de ouro, duas de prata e sete de bronze.

swimchannel 05/05/2014 – Por Guilherme Freitas

Serviços

Modelo profissional na terceirização de piscinas em estabelecimentos de ensino escolar, universitário, clubes, academias e condomínios residenciais.

Locais de Atuação
 Escolas de Ensino
 Academias
 Clubes
 Condomínios Residenciais

© Copyright 2011 – RPM Natação – Todos os Direitos Reservados

E-mail: jessica@rpmnatacao.com.br

Rua Padre José de Anchieta, 1062 Alto da Boa Vista – São Paulo/SP Cep 04742-001